Marcas Estrategicamente Sensuais

Ezequiel Ribeiro

Ezequiel Ribeiro

Vamos discutir com o artigo o uso do apelo sexual na propaganda das grandes marcas…

A marca é o principal componente da Imagem Corporativa de uma empresa, tornando-se na maioria das vezes o bem mais valioso de uma organização, “algumas marcas têm suas cotações na Bolsa de Nova York independente do valor de suas ações. Por exemplo: A Marlboro é uma das mais caras do mundo: vale mais de 44,61 bilhões de dólares”.

Podemos dizer que a marca é o ícone da organização, simboliza uma promessa formal para com os clientes, por trás desse ícone os consumidores identificam atributos, benefícios e serviços que a corporação oferece.

Após a chegada da “Era da Informação” as marcas ganharam ainda mais valorização no contexto da comunicação das empresas. Devido a isso, as corporações investem muito tempo e recursos na intenção de criar, consolidar ou manter uma marca forte. Segundo Philip Kotler, “um dos gurus da administração” uma marca é complexa e pode apresentar até seis níveis de significado. Vamos procurar entender com esse artigo o uso do apelo sexual pelas marcas (cervejas, cigarros, moda…).

Nosso corpo é o meio de comunicação dos mais primitivos. É, sem dúvida, um sistema de comunicação, e também um sistema de comunicação sexual. Em todo momento, emitimos sinais para atrair possíveis parceiros, porque nosso lado biológico se preocupa com a perpetuação da espécie. Para sobreviver, a raça humana precisa dos sinais sexuais que envolvem todos os nossos sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Desse modo tudo isso pode ser usado para excitar. SAIBA MAIS

FONTE: Ezequiel Ribeiro (ezequiel.ribeiro@kmaintegrada.com ) Além de Professor Universitário em Marketing e Comunicação, é Sócio-Diretor da KMA Marketing Integrado e atua nas áreas de Direção de Criação e Planejamento Estratégico. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIMEP, PÓS-GRADUADO em Comunicação Social pela UMESP e possui MBA em MARKETING pela UNIMEP.

Anúncios
    • Antony bratz
    • 7 maio, 2009

    Muito show esse artigo, aguardamos os proximos

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: